Automação de Marketing: Vale a pena implantar no seu negócio?

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Veja como a automação de marketing pode contribuir com a gestão e planejamento de suas estratégias de marketing digital.

A automação de marketing vem se tornando, a cada dia, a ferramenta fundamental e necessária para quem quer gerenciar de forma eficiente o planejamento estratégico digital de sua empresa.

Se você tem um negócio, com certeza já percebeu que é bem difícil comunicar-se com frequência com seus clientes usando todos os canais e redes ao mesmo tempo.

Manter um perfil ativo em uma única rede social, nutrindo regularmente seu público com informações interessantes, já é, por si só, um trabalho em tempo integral.

Se você vive esta realidade e gostaria de ajuda para melhorar sua comunicação com seu público, atrair mais leads e dinamizar suas ações de venda, leia este post e entenda tudo sobre as vantagens da automação de marketing para o seu negócio.

O que é automação de marketing?

O entendimento básico sobre automação de marketing está relacionado a um software que permite que as ações de comunicação e marketing da empresa sejam programadas em uma plataforma que faz as publicações de forma automatizada. O software foi desenvolvido para dar mais agilidade às tarefas rotineiras das áreas de marketing, liberando mais tempo para outras atividades tais como: criação, análise de conteúdos, estratégias etc. Com a automatização das tarefas é possível avaliar o desempenho de cada uma, medir o resultado de forma imediata, podendo ajustar as ações de acordo com o retorno obtido. Imagina fazer essa análise de forma manual com todos os posts publicados em todas as mídias sócias? Sem contar as ações de e-mail-marketing e outras. O resultado seria triste. As ações e marketing digital de forma geral visam gerar receita para a empresa, assim, contar com uma ferramenta que possa atrair o tráfego para o site, ajustar as ações para convertê-lo em leads e por fim conquistá-lo como cliente, faz toda a diferença.

O sistema de automação contribui de forma direta com o processo de nutrição dos possíveis clientes.

Hoje, muitas empresas de marketing digital já possuem seus próprios softwares e programas de automação, sempre buscando oferecer um serviço mais personalizado aos seus clientes.

Como implantar a automação de marketing?

Antes de começar o processo de automação, revise toda a sua estratégia: reavalie seu planejamento e ajuste suas metas, se necessário. Todo cuidado deve ser tomado para não transformar tudo em pizza, automatizando tudo sem critério esperando resultados.

É importante mapear todo o processo retornando aos objetivos de marketing estabelecidos anteriormente.

Com a automação de marketing você poderá estimular os seus leads em todas as fases do processo de compra, personalizando as mensagens para cada fase, direcionando cada ação e ajustando a abordagem para cada etapa de compra.

O processo favorece também a melhoria do relacionamento com o cliente, que passa a receber o que precisa e quando precisa. Nesse aspecto há uma integração da automação com o inbound marketing.

Relembrando: o inbound é um conjunto de estratégias que visa gerar conteúdo interessante para atrair o cliente, ao invés de promover ações correndo atrás deles.  Com os recursos de análise dos sistemas de automação esse conteúdo acaba chegando na hora que ele deseja.

Desta forma, o sucesso com a implantação da automação de marketing vai depender da combinação entre a estratégia e a tática, e precisa considerar o valor que vai agregar à empresa e aos clientes.

Podemos dizer que a automação de marketing é construída em ciclos de opinião, ou seja, uma ação da empresa gerando uma reação impulsionada pelo consumidor. É importante monitorar esses ciclos de feedback com um olhar bem objetivo, identificando em todas as respostas dos clientes os motivos que fazem com que a mensagem atenda ou não as suas dores e necessidades.

 

Em geral a automação de marketing tem sido implantada em três grandes áreas:·

E-mail: Nessa área tem sido muito utilizado, tanto para programar envios automáticos para uma determinada relação, quanto para criar segmentações da lista em razão de um tipo de resposta dada em um e-mail anterior. A programação de respostas automáticas em ações de venda;·

Mídias sociais: Muito comum programar a comunicação e automatizar a distribuição para diversas mídias;·

Landing pages: aplicando modelos de designs, o que reduz o trabalho de codificação manual de cada página.

 

Quais as principais vantagens da automação de marketing?

A automação de marketing vai combinar diferentes canais de aquisição e retenção de clientes para se ajustar ao funil de conversão da sua empresa. Isso quer dizer que os ciclos de compra podem abranger pontos de contato diferentes: uma pessoa pode chegar através de curtidas no Facebook, ou ser direcionado após uma pesquisa para o site ou blog etc.  Para muitos analistas, a automação de marketing deve estimular o cenário de longo prazo, o que significa focar em metas além da conversão em vendas, atraindo, encantando e envolvendo os clientes ao longo do tempo.

A grande vantagem da automação é que permite segmentar os contatos, enviando informações e conteúdos mais ajustados as suas necessidades e comportamentos.

Com a implantação da automação de Marketing, a empresa poderá:

  • Adicionar um conteúdo dinâmico com base no perfil do usuário individual;
  • Criar categorias de clientes e prospects por comportamentos comuns;
  • Desenvolver padrões de marketing ideais: facilidade para realizar vários testes por assuntos, formatos etc;
  • Integrar canais oferecendo uma experiência bem abrangente para o cliente e compatível em várias plataformas.

 

Ao implantar um sistema de automação de marketing você aprenderá muito sobre seus leads, contribuindo para o aprimoramento de suas estratégias de marketing. O software simplifica o processo e contribui para melhores conexões.

Um abraço, e até o próximo post.

Mais M3 Agência Digital

 

 

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