Como desenvolver um Funil de Vendas

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Como desenvolver um Funil de Vendas

Trabalhar com o Funil de Vendas é muito importante. Os processos deste método ajudam você entender o comportamento do seu cliente desde o momento que ele te conhece até a compra de um produto ou serviço.

Por isso selecionamos as principais ações que devem ser feitas para desenvolver um funil de vendas de forma rápida de prática, veja

1. Rastrear a Jornada 

Para entender como você deve tratar o seu cliente, é preciso entender quem é ele e o que leva ele comprar o seu produto.

Para compreender melhor este relacionamento, se você é uma marca com uma quantidade razoável de clientes, você pode mapear o comportamento de compras deles com perguntas específicas sobre a sua organização. Como por exemplo, as dúvidas relacionadas a sua empresa, o que esperam de você e como chegaram até a sua marca.

O importante é entender o ciclo de venda da sua empresa. Mas, se você está começando do zero e não tem muitos clientes, o ideal é conversar com as pessoas fazendo as mesmas perguntas que uma empresa com alguns clientes.

2. Definição das etapas e milestones

O segundo passo é definir como a sua empresa vai abordar cada etapa do funil de vendas. Por exemplo: como será a linguagem, qual o tipo de conteúdo produzido, quais plataformas vão ser utilizadas e o porquê.

O milestones é identificar marcos que mostram que alguns clientes já estão educados sobre a sua marca e quando foi o momento X que fez ele descer para o próximo estágio do funil de vendas. Assim fica mais fácil formular estratégias.

3. Parceria entre vendas e marketing

O time de vendas e marketing precisam estar alinhados para a taxa de conversão de clientes aumentar. Por isso a parceria entre os dois setores não é menos importantes que as outras etapas.

Para saber se as estratégias do funil de vendas algumas questões têm de ser esclarecidas sempre, como:

  • Quantos leads são necessários para as metas de vendas?
  • Quantos visitantes no site são necessários para gerar leads.
  • Se os leads que chegam são qualificados ou não.
  • Qual o perfil dos leads qualificados.
  • Como os vendedores trabalham o cliente potencial.

Gostou? Veja os principais benefícios de um funil de vendas.

Benefícios do funil de vendas

O funil de vendas deve ser muito bem pensado e estruturado para que os objetivos de cada etapa ocorram com sucesso. Conheça quais são os benefícios que um bom funil de venda pode gerar para a sua marca.

  • Boa Produtividade

Uma vez que o funil de vendas é feito para entender corretamente a jornada do seu cliente, é possível captar quais são os obstáculos que estão no meio do caminho da sua marca e possíveis dificuldades de marketing e venda. Assim que esses detalhes são identificados e apontados no funil de vendas, é possível mensurar a produtividade do time de vendas e marketing.

  • Prever Resultados

Como o Funil de Vendas trabalha com métricas e público específico, você consegue ter uma noção maior de quantas possíveis vendas podem fazer parte do seu mês e até mesmo ano.

  • Aproveitamento de Oportunidades

Uma das dicas é acompanhar individualmente o status das vendas da sua marca. Desta forma, é mais fácil identificar o perfil do público que compra de você e criar boas estratégias para aproveitar todas as oportunidades de vendas.

  • Desenvolvimento de Serviço

Após a compra do produto o ideal é fidelizar o cliente. Você pode produzir conteúdos para novos negócios e também de avaliação sobre o seu serviço. Com a opinião dos clientes é possível identificar melhorias no seu produto e que podem gerar mais vendas.

  • Vendas

O que todo mundo mais quer é que o funil de vendas gere clientes. E quando bem elaborado e executado esses resultado aparece sem dificuldades e motivando todas as equipes envolvidas no processo. Além de gerar lucro para a marca.

E você? Gostou de saber o que é o funil de vendas? Converse com nosso time de especialistas para ver como podemos te ajudar a elaborar um funil de vendas que traz resultados para sua marca.

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