Empreendedorismo de sucesso vem com inovação e criatividade

Compartilhe esse artigo:

Inovação e criatividade são palavras-chave associadas aos negócios empreendedores de sucesso. O mundo está mudando, as necessidades também!

O mundo vive em constante transformação, fortemente impulsionado pelas inovações tecnológicas que geram demanda por novos produtos e serviços. As empresas que conseguem desenvolver as competências para atender essas necessidades podem sustentar os seus negócios de forma lucrativa.

Ao mesmo tempo, nessa nova dinâmica social de mudanças aceleradas, tudo é transitório — os interesses, os gosto, os produtos — nada é permanente, tudo é descartável. A criatividade está justamente em ter essa percepção do novo.

O empreendedor de sucesso percebe a mudança de interesse dos consumidores,  desenvolve novos interesses e oferece como diferencial inovação com qualidade, mas por onde começar?

Antes de dar o primeiro passo, faça um diagnóstico 

O empreendedorismo alinhado à criatividade e à inovação é a base do sucesso dos novos negócios, mas, antes de dar o primeiro passo, você precisa conhecer as suas forças e fraquezas,  identificar as ameaças e oportunidades do mercado.

Faça um diagnóstico. Avalie a sua capacidade de implementar mudanças considerando, entre outros aspectos:

  • Suas competências técnicas;
  • Habilidades;
  • Capacidade financeira;
  • Flexibilidade operacional;
  • Barreiras culturais.

Ao mesmo tempo, para entender onde está pisando é muito importante ter uma ampla visão do mercado, para isso:

  • Identifique seus concorrentes;
  • Avalie as novas tendências;
  • Liste as oportunidades de crescimento;
  • Entenda a dinâmica do mercado.
  • Identifique as ameaças.

 

O diagnóstico não deve se resumir apenas aos aspectos listados aqui, cada segmento vai demandar uma análise particular. O importante é conhecer o seu negócio e saber onde está pisando.

Como usar a Criatividade e agir com Inovação?

Uma armadilha para quem quer empreender é ficar preso a velhos hábitos e costumes, acreditando que na ideia de que “em time que está ganhando não se mexe”.

Bobagem! Se você ficar parado e não se ligar nas tendências não conseguirá alavancar os negócios, muito menos vencer a concorrência.

O sucesso do empreendedorismo vem justamente do questionamento constante e da reavaliação permanente do modelo de se fazer as coisas, lembrando-se sempre que seguir para o caminho da inovação requer competência e agilidade.

Aquele que der os primeiros passos em busca de novas soluções tem melhores chances de ser bem sucedido e encontrar um caminho de sucesso. 

Os novos modelos de negócio têm se tornado muito lucrativos, porque seus empreendedores não tiveram medo de arriscar. Acreditaram na sua ideia, planejaram suas ações, mas, acima de tudo,  partiram para o “desconhecido” com força e inovação.

Surpreenderam o mercado e tiveram a vantagem competitiva por serem os primeiros entrantes, pois, no final, tudo acaba sendo copiado, mas o diferencial da inovação foi criado.

Assim, empreender de forma criativa e inovadora gera um posicionamento ativo, capacitação permanente e prontidão para mudança. 

O que devem fazer os empreendedores criativos de sucesso?

Você sabe que sem esforço e trabalho não se consegue chegar muito longe. Da mesma forma, para manter a criatividade devemos buscar o desenvolvimento permanente.

É importante ter em mente que sempre haverá uma melhor maneira de se fazer e executar as coisas. Invista em pesquisa e mantenha sua percepção aberta a novas descobertas e experimentos.

Todo mundo tem um potencial  criativo e inventivo,  basta que sejam disponibilizadas as condições favoráveis a isso. Criatividade é pensar coisas novas, a capacidade de desenvolver novas ideias e descobrir novas formas, olhando para os problemas e percebendo oportunidades. 

Empreendedores obtêm sucesso aplicando suas ideias, solucionando os problemas de forma inovadora, isso significa:

  • introduzir novos bens;
  • introduzir novos serviços;
  • introduzir novos métodos de produção;
  • abrir novos mercados;
  • abrir novas fontes de suprimento.

Por fim, os empreendedores de sucesso devem estabelecer metas e colocar todos os seus esforços  para alcançá-las. 

Devem estar comprometidos com seu negócio, adotando um planejamento estratégico, atuando de forma proativa  e assertiva, conscientes do que precisa ser feito. 

...

E você, como se encaixa nessa visão  de empreendedor criativo e inovador? 

Tranquilo? Seguro? Vendo seu negócio prosperar?

Como falamos até aqui, nada cai no céu. É preciso muita dedicação, planejamento e capacitação e isso você pode aprender. Há metodologias que podemos ensinar para você.

Precisando de ajuda, entre em contato.

 

Compartilhe esse artigo:

Receba dicas
gratuitamente

Sobre nós

Mudamos nossa história, mas não perdemos a marca da inovação. A M3 AGÊNCIA DIGITAL agora é MAIS M3 AGÊNCIA DIGITAL, pois vamos oferecer aos nossos clientes: 

+ MARKETING
+ MÉTRICAS
+ MÉTODOS

Fale conosco

Niterói
21 3591-3296
21 99720-6574

contato@maism3.com.br

Copyright © 2018 Mais M3 Agência. Todos os Direitos Reservados.