Descubra como o Marketing Educacional pode ajudar a sua instituição de ensino na captação e fidelização de alunos

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Descubra como o Marketing Educacional pode ajudar a sua instituição de ensino na captação e fidelização de alunos

O Marketing Educacional trabalha na ação de estratégias comunicacionais e mercadológicas que envolvem pesquisa, planejamento e monitoramento. Sua função principal é atrair e fidelizar alunos.

As ações desenvolvidas tem como objetivo destacar faculdades, escolas e cursos de idiomas, por exemplo, nesse segmento tão concorrido. O que se busca é promover de maneira eficaz metodologias, projetos pedagógicos, atividades extracurriculares, conteúdos, aulas, infraestrutura e demais valores que gerem interesse em potenciais clientes.

Tem interesse nesse assunto? Então, continue a leitura para entender mais sobre o tema!

A importância de segmentar o público-alvo em três etapas.

Para gerar uma estratégia de marketing eficaz, é necessário definir os perfis de alunos ideais para sua instituição de ensino.

Quando você entende os interesses do seu público, a possibilidade de desenvolver um bom relacionamento aumenta, viabilizando a geração de leads, matrículas e retenção de alunos.

Confira os três pontos que separamos para você entender sobre segmentação:

1. Entender quem é o seu público-alvo

Os públicos das universidades e escolas são diferentes. Nas universidades, a comunicação geralmente é direcionada ao próprio universitário, enquanto nas escolas de educação básica a comunicação é pensada para os pais ou responsáveis.

Desta maneira, o foco é conhecer os interesses dos seus potenciais alunos, pais ou responsáveis, para, assim, encontrar a estratégia mais adequada para o seu objetivo.

2. Considerar as limitações geográficas

Entender a localização do seu público é um diferencial na hora da segmentação, principalmente para instituições de ensino que não são EAD e realizam o atendimento diretamente em suas sedes.

Um bom exemplo são as instituições de ensino presentes numa cidade ou estado específicos, sendo possível utilizar regionalismos para gerar aproximação na comunicação e nas ferramentas de mídia paga, ou seja, investindo especificamente em locais com possibilidade de matrícula.

3. Levar em conta as suas ofertas

Promover uma campanha para o estudante que busca uma graduação em Medicina ou Engenharia não é a mesma coisa. A comunicação e a estratégia da universidade precisam ser direcionadas de um jeito diferente para cada curso, levando em consideração que o público e os interesses são diferentes.

Sendo assim, cada perfil se encaixa numa oferta diferente em determinada instituição. Identificar essas particularidades auxilia na hora de oferecer as melhores soluções e estratégias para cada tipo de interesse.

Quais são as principais ações de captação e fidelização de alunos?

Fortalecimento da marca

Para fortalecer a marca e se destacar dos seus concorrentes, é primordial investir na sua apresentação. Criar ou revitalizar logotipos, personalizar e padronizar a comunicação vão ajudar você a alcançar melhores resultados.

Produção de conteúdos relevantes e segmentados

Entregar conteúdos relevantes e segmentados que eduquem, informem e entretenham é uma base do Inbound Marketing que auxilia na atração e fidelização de alunos. Esse tipo de ação ocorre por meio das Mídias Sociais e Site da instituição de ensino.

Outras ações que podem atrair o seu público nesses canais de comunicação é a interação, compartilhamento de depoimentos, histórias de alunos, assim como eventos dentro e fora da instituição.

Presença digital

A presença digital é uma condição essencial para que uma instituição de ensino garanta cada vez mais alunos sem precisar investir em materiais físicos ou deslocamento de pessoal para divulgar seus serviços.

Estar presente em diversos canais que são complementares e possuem continuidade, tanto em anúncios quanto no atendimento, fortalece a confiança da sua marca. As principais ferramentas utilizadas são os Sites e as Mídias Sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn e Tik Tok.

Divulgação

A principal função da divulgação é a captação, conversão e relacionamento com o cliente.

Confira as principais ferramentas de divulgação para as instituições de ensino:

- Mídia Paga: Campanhas com links patrocinados vinculados tanto no Google ADS como no Facebook ADS são maneiras de interação que aumentam a exposição da sua marca e geram resultados rápidos na captação de leads.

- Landing Pages: São páginas que auxiliam tanto na captação quanto na conversão de leads em oportunidades de negócios.

- E-mail Marketing: Agora que você já possui uma lista de leads formada, chegou a hora de desenvolver o relacionamento com o cliente, sendo assim, é aconselhável fortalecer a comunicação com conteúdos e ofertas mais segmentadas.

Mídia Offline

Essas ações utilizam as mídias tradicionais para propagar os serviços da instituição de ensino fora da internet, aplicando uma apresentação que gere alto impacto, alcance e crie experiências relevantes com a marca.

Um ótimo exemplo é a Mídia Dooh, que destaca a sua campanha e divulga massivamente em ambientes de grande visualização como na Ponte Rio - Niterói.

Eventos promocionais

Essa ação é excelente, pois gera uma experiência única e personalizada, tornando a sua marca presente na memória do cliente.

Um bom exemplo são os eventos produzidos nas instituições de ensino que contam com palestras, brindes, lanches e cartas em homenagem aos aprovados no vestibular, stands em shopping entre outros.

Precisando captar e fidelizar alunos para a sua instituição de ensino?

 

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