Otimização de site: O sucesso do seu negócio no mundo digital

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Ter um site otimizado pode significar a sua sobrevivência no mundo digital. Quer entender mais sobre o assunto? Leia este post até o final.

 

Ter um site otimizado não é uma questão de modernidade, mas sim de sobrevivência. O mundo mudou e a forma como as pessoas compram também.

Cerca de 80% dos consumidores buscam por produtos e serviços através de buscadores na internet, como Google, Bing entre outros. Para o seu site aparecer na busca, ele deve estar otimizado com os critérios utilizados por esses buscadores, ou você não terá muitas possibilidades de ser visto por seus possíveis clientes.

Difícil de entender? Bem, dito assim, pode parecer, mas vamos explicar melhor como funciona a otimização de sites.

O novo mercado no mundo digital

Não faz muito tempo, pessoas e empresas quando precisavam de um produto/serviço se serviam das famosas “páginas amarelas” ou de diferentes catálogos organizados por um grupo de fornecedores.

Hoje, isso parece coisa jurássica, da idade das cavernas. Com o avanço das novas tecnologias, tudo mudou, principalmente a forma de produção e distribuição da informação.

Com o advento da internet, as conexões do mundo aumentaram, e, ao mesmo tempo, o acesso das pessoas às mais diferentes formas de conteúdo também se ampliou.

Para as empresas, estar presente na internet é fazer parte desse mundo, é existir para esse mercado globalizado. Desse aspecto vem outra questão: como se destacar no meio de tantos concorrentes?

Ainda faz uma grande diferença ter bons produtos e serviços, pois, não vai adiantar “aparecer” e não ter nada de qualidade para oferecer. Mas, aqui o ponto é outro: a forma como o consumidor hoje procura as respostas as suas questões também mudou, e é nisso que precisamos dar mais atenção.

Ao mesmo tempo, não basta ter um site bonitinho na rede sem pensar como as pessoas terão acesso às informações que estão contidas nele.

O marketing tradicional levava as informações por meio de grandes campanhas que empurravam os produtos para o público. Não que isto tenha deixado de ocorrer, mas já não é a dinâmica do novo mundo.

No marketing digital a empresa tem que atrair o possível cliente por meio de informações e conteúdos que respondam suas dúvidas e se concretizem na mente desse público como respostas as suas questões e soluções para seus problemas.

Como esses clientes são atraídos? Como chegar a esse público? Como criar uma relação com esse novo consumidor? Para responder a essas perguntas, temos que entender alguns conceitos do mundo digital, tais como: Inbound marketing e marketing de conteúdo, para depois falarmos de otimização de sites (SEO).

Inboud Marketing: o marketing dos novos tempos

O inboud marketing envolve qualquer ação estratégica que tenha como objetivo atrair o interesse das pessoas (uma espécie de isca), ao contrário de se correr atrás delas, ou seja, é o verdadeiro marketing de atração.

Os fundamentos do inbound podem ser divididos em quatro etapas, com objetivos e ações específicas:

  • Atrair – Trazer um desconhecido até o seu site/blog (atraído por alguma ação):
  • Converter – Fazer do desconhecido um visitante (com maior frequência e engajamento com o que você promove) e transformá-lo em leads (que são os potenciais clientes do negócio);
  • Vender – Converter esses leads interessados em compradores;
  • Encantar – Nessa etapa, os compradores são estimulados para que se tornem promoters (clientes fiéis e divulgadores de sua marca).

Não vamos especificar nesse post quais são as ações adequadas para cada etapa, mas é importante entender que esse envolvimento vai sendo realizado pouco a pouco, com estratégias que podem, a qualquer tempo, ser medidas e ajustadas até que se obtenha o objetivo desejado.

Marketing de conteúdo

Um termo importante utilizado nesse processo é nutrir.

Nutrir no inbound marketing significa fornecer conteúdos interessantes e relevantes em cada etapa com objetivo de engajar cada vez mais a rede de clientes e potenciais clientes, sendo essa a base do marketing de conteúdo.

Além de atrair, as ações de marketing de conteúdo devem envolver e gerar valor para as pessoas, criando uma disposição positiva para geração de futuros negócios. Nutrir é a base de toda a estratégia de inbound.

O formato de cada conteúdo vai depender do público alvo, ou seja, podem ser vídeos, post, blogs, tutoriais e outros que levem a visualizações, curtidas, conversões, compartilhamentos e demais envolvimentos.

Assim, podemos entender que marketing de conteúdo será sempre a produção de conteúdo com um objetivo específico, mas sempre buscando levar um tema que fale das dores e dificuldades do seu cliente, trazendo para sua marca, uma autoridade sobre determinado assunto.

Ao mesmo tempo, esse movimento gera um resultado muito importante para seu site, blog, rede social: tráfego orgânico.

Tráfego orgânico é um fluxo de visitas natural ao seu site, gerado a partir dos resultados feitos nos buscadores de pesquisas, sem precisar pagar nada por isso.

Como falamos no início desse texto, os buscadores têm mecanismos (algoritmos) para associar os termos digitados pelos usuários aos conteúdos que melhor respondam às necessidades de determina pesquisa.

Agora, chegamos ao ponto que queremos de fato destacar nesse post: como que os buscadores entendem que um determinado conteúdo é de qualidade ou responde a uma determinada busca?

Vamos responder entendendo o que é otimização de sites e conteúdos.

Otimização de sites

Agora que você sabe como funciona a metodologia de inbound marketing e produção de conteúdo, veja como preparar o seu site/blog para tirar proveito de tudo isso e conseguir aparecer de forma orgânica nos buscadores (o que chamamos otimização de sites).

Os mecanismos de busca na internet, como o Google, foram criados para facilitar e organizar o acesso dos usuários ao mundo de informações que ali se encontravam, e se tornaram essenciais tanto para quem busca um produto como para quem oferece.

As funções básicas desse mecanismo são:

  • Rastreamento dos sites e blogs existentes;
  • Indexação desses conteúdos;
  • Ranqueamento de acordo com sua relevância;
  • Apresentação dos resultados.

Para que uma empresa possa ser encontrada, avaliada, indexada pelo sistema do buscador e apontada como pertinente ao usuário que fez a pesquisa, algumas regras precisam ser seguidas.

Esses sistemas possuem uns motores que varrem toda a web buscando novos sites e novos conteúdos em sites já indexados, fazendo uma grande conexão de páginas. Em seguida, analisa e armazena todo esse conteúdo.

Nesse processo o sistema para otimização de sites considera:

  • Estruturação interna de links e backlinks (quando um site aponta para o seu como referência de um conteúdo);
  • Estrutura de conteúdo da navegação (links e códigos de navegação);
  • Conteúdo descritivo que vemos no site (textos, imagens, vídeos, etc).

Somente após esses rastreamento e indexação é que um fator de ranqueamento é criado para cada link, ou seja, uma espécie de nota de avaliação.

Para aparecer como relevante para um usuário da pesquisa todo esse conteúdo deve estar dentro dos padrões de organização exigidos por esses mecanismos de buscas. Quanto mais o site utilizar as regras de usabilidade desses mecanismos, maiores serão as chances dele conseguir relevância e se destacar.

Considerando todos esses aspectos, a correta otimização de um site deve garantir que ele tenha:

  • Uma boa estrutura de códigos;
  • Excelente apresentação dos conteúdos;
  • Organização e boa experiência de navegação;
  • Palavras-chave adequadas e relevantes (que proporcionam seu site ser achado nos mecanismos de busca).

Por fim, no mundo do marketing digital o inbound marketing é tudo, contudo, sem otimização do seu site, de nada adiantará sua estratégia.

Para aparecer, comece estruturando corretamente a sua casa, seu site, depois, e só manter a nutrição e aguardar os resultados.

Caso queira conversar com um especialista em otimização de site, entre em contato clique aqui

Um abraço e até o próximo post.

 

 

 

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