Planejamento de Marketing Digital: 10 Pontos Fundamentais

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Planejamento de Marketing Digital: 10 Pontos Fundamentais
Planejar o Marketing Digital da sua empresa é fundamental, mas você sabe por onde começar? Veja estes pontos fundamentais para qualquer estratégia!

O Planejamento de Marketing Digital deixou de ser privilégio das grandes empresas. Hoje, quem tem um negócio de
qualquer porte já sabe: para conquistar bons resultados e se manter visível para os clientes, é preciso implantar adequadas ações digitais de comunicação.

Uma coisa é certa: a cada dia uma nova ferramenta é criada, uma nova rede social se torna “point”, sendo importante ficar antenado às novas tendências (leia o post Planejamento de Marketing Digital para 2019 no nosso site).

Por outro lado, não adianta sair atirando para qualquer lado. É importante seguir um “roteiro”, fundamentando cada passo, para não se perder no meio de tantas opções de caminho, e acabar perdendo dinheiro com investimentos errados.

Veja aqui os 10 pontos fundamentais que destacamos para você considerar na hora que for começar seu

Planejamento de Marketing Digital 2019:

 

  1. Definir o seu objetivo

Para quem não sabe para onde vai, qualquer vento é contra, é o que diz um velho ditado popular. E é a mais pura verdade!

Antes de começar, defina as suas metas!

Conhecer seu publico, os canais de comunicação e o mercado onde está atuando é fundamental para orientar a sua trajetória.

Com a definição dos objetivos, pense nos indicadores, nas métricas.

No mundo digital, todas as ações podem ser acompanhadas e medidas em tempo real, o que permite atuar e ajustar algum rumo, quando necessário.

 

  1. Conhecer os problemas dos seus clientes que você precisa resolver

Se você sabe quem é a sua persona, é importante saber se pode oferecer de fato algum produto ou serviço para solucionar seus problemas.

Você precisa conversar com eles e entender quais são suas dores.

Toda a sua estratégia e direcionamento deve estar voltada para isso: atender os desejos e resolver problemas dos seus clientes.

 

  1. Ter seu próprio site

Não existe estratégia digital sem um site.

O site é a sua casa própria.

Na sua casa você fala da sua empresa, do seu negócio e é o melhor lugar para promover seus produtos e serviços.

As ações de comunicação nos demais canais e rede sociais devem levar seu público para seu site, que funcionará como sede do seu negócio.

Invista em um bom site antes de partir para outras ações.

É melhor começar com o pé-direito: construa seu site com quem sabe o que faz, pois tudo no Google será indexado pelo conteúdo configurado nele.

 

  1. Ter um Blog

O blog tem um apelo diferente do site: é mais interativo e dinâmico.

Interativo, porque você pode incluir uma área de comentários, onde os visitantes podem interagir com você, e de onde, muitas vezes, surgem novas ideias para posts.

Dinâmico, porque disponibilizando conteúdo de qualidade no seu blog, e de forma sistematizada, sua empresa terá mais páginas indexadas no Google.

O número de visitantes e a frequência de visitas tende a aumentar.

 

  1. Otimizar seus site e blog com as técnicas de SEO

Para aparecer nas primeiras colocações nos mecanismos de busca da internet você pode comprar anúncios (links patrocinados) ou utilizar técnicas de SEO - Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca).

Investir em estratégia de SEO fará com que seu site ou blog alcance um bom posicionamento de forma orgânica, ou seja, totalmente gratuito.

Para obter resultados positivos com SEO, você precisará implementar uma estratégia duradoura, um trabalho longo de otimização do seu site/blog.

Por isso, faça com quem sabe o que faz.

 

  1. Produzir conteúdos interessantes e envolventes

Se você entrar na internet, com seu site ou blog, terá que cuidar do conteúdo que será produzido.

Seu material tem que ser rico e gerar interesse no seu público, para que ele volte a visitá-lo em busca de novos conteúdos ricos.

Conhecer o seu público ajudará a definir melhor os temas a serem publicados.

Nem pense em descuidar do seu material que será publicado!

 

  1. Criar uma sistemática de produção de conteúdos

Já falamos da importância da geração de conteúdos, principalmente para atrair um fluxo de visitantes para o seu site ou blog.

Mas é importante que você pense a sistemática de produção de conteúdo para todos os seus canais de comunicação.

Cada meio exigirá uma formatação diferente, não só no tamanho, mas no uso dos títulos e linguagem.

Hoje existem ferramentas que podem auxiliar na divulgação das suas publicações, é a chamada: era da automação de marketing, mas falaremos sobre este tema em outro post.

 

  1. Fazer boa gestão das suas Redes Sociais

Assim como para sites e blogs, as redes sociais também vão exigir uma correta estratégia de posicionamento, elaboração e planejamento das publicações, monitoramento e medição permanente das ações, e levantamento dos resultados.

Cada rede social tem uma dinâmica de visitas diferentes, melhores dias e horários para liberar publicações, e tudo precisa ser precisamente definido e ajustado.

Existem inúmeras redes sociais, e você precisa identificar qual a que mais tem afinidade com o seu negócio.

Mas, conhecendo seu público, deve estar onde ele está.

Fazendo alguns testes e verificado os resultados, você pode monitorar o andamento de sua ação.

Como dissemos anteriormente, no mundo digital tudo pode ser medido e verificado em tempo real.

 

  1. A criação de anúncios no Google e nas Mídias Sociais

A criação de anúncios no Google e nas Mídias Sociais tem que ser pensada na elaboração de qualquer estratégia de planejamento de marketing digital.

O Google é reconhecidamente o buscador mais utilizado no mundo.  Os recursos vinculados às palavras-chaves utilizadas pelos seus clientes na busca permitem que o anúncio seja visualizado de forma destacada na primeira página.

Com relação às mídias sociais, destacamos o Facebook e o seu Facebook Ads. Uma das maiores vantagens é a segmentação do público, que pode ser feita de inúmeras maneiras: desde idade e sexo, até por área de interesse, que usuários de smartphone e outras tecnologias.

 

  1. Newsletter para manter contato com o cliente

Encerramos os dez pontos fundamentais desse post com um das formas mais usadas para estabelecer um relacionamento permanente com o cliente, e precisa ser considerada na estratégia digital: a newsletter.

Com novidades sobre produtos, serviços, e outros assuntos relacionados ao negócio da empresa, é enviado por e-mail, dentro de uma periodicidade, para um público previamente cadastrado na empresa.

A vantagem é que não é invasivo, o interessado pode solicitar o cancelamento do cadastro, se não tiver mais interesse nos temas e assuntos divulgados. Com isso, fica garantida uma relação de leads de qualidade, que pode vir a ser utilizada em outras ações e campanhas de comunicação.

 

E aí, gostou das dicas?

 

Como está a sua estratégia digital com relação a esses dez pontos?

 

Se estiver muito longe, comece logo a rever seu Planejamento de Marketing para 2019.

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