Planejar para levar sua empresa para outro nível

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Planejar é a ação certa para você começar sua estratégia de negócio. Sem planejamento e direção não se chega a lugar algum.

Planejar é a primeira das quatro funções administrativas — as outras são organizar, dirigir e controlar — e não é por acaso. Pesquisas demostram que o sucesso no desempenho da maioria das empresas tem correlação direta com um planejamento bem realizado.

Ambientes de mercado cada vez mais competitivos e dinâmicos exigem das empresas ações precisas e rápidas, sendo assim, é muito importante que você invista um bom tempo na gestão do planejamento do seu negócio.

O planejamento, além de ser essencial para a sobrevivência de uma organização, pode ser o diferencial estratégico a levá-la para outro nível de negócio.

O que é planejar?

Planejar é uma fase de estudo, preparação, organização e estruturação para que a empresa alcance os objetivos de forma eficiente e eficaz.

Nesse momento, você deve pensar no seu negócio de maneira mais ampla, considerando o que está acontecendo no presente e estimando cenários futuros.

Esse processo, contudo, deve ser continuo e ininterrupto, com o monitoramento e avaliação de cada ação para possíveis ajustes de rumo, caso as decisões tomadas não tragam os resultados esperados.

Embora seja uma importante ferramenta de gestão, o planejamento por si só não conseguirá identificar e eliminar todos os acontecimentos inesperados e indesejáveis, mas é uma força gerencial que permitirá a tomada de soluções estratégicas.

Planejar é fundamental para se levantar todas as possibilidades e alcançar sucesso no negócio.

Dentre as razões para se elaborar um plano temos:

  • Visualizar cenários para ações estratégicas;

  • Assumir compromissos;

  • Detectar antecipadamente problemas;

  • Ter um instrumento para gerenciar o negócio.

Após realizado, o plano não pode voltar para a gaveta. Coloque as ações em prática e acompanhe os seus resultados, fazendo ajustes sempre que necessário.

O primeiro passo do planejamento, portanto, é definir os objetivos.

Definindo Objetivos

Há um ditado que diz: “para um barco sem rumo não há vento favorável”, e isso vale para a primeira ação de planejamento que é definir os objetivos.

Empresas de sucesso têm seus objetivos claramente definidos e bem traçados, estabelecendo os possíveis caminhos para atingi-los.

Peter Drucker, um dos maiores especialistas da administração moderna, afirma que ao traçarem seus objetivos e metas, buscando alcançá-los, as empresas passam a ter clareza de sua razão de existir, ou seja, sabem bem o que elas fazem, como fazem e onde querem chegar.

Assim, antes de partir para um plano de ação, é muito importante definir as metas que deseja alcançar para não se desviar delas.

As metas são o seu alvo. Saber aonde se quer chegar, contribui para a escolha das melhores estratégias, organizando todas as atividades para que o seu negócio se desenvolva.

Ao definir esses objetivos, pense também no motivo deles serem importantes para sua empresa, veja se eles se encaixam de fato no seu negócio. Os objetivos têm que ser claros e as metas mensuráveis.

Ter uma boa descrição do seu negócio é fundamental para que você possa “entrar na briga” com possibilidades de sobrevivência, para isso é importante saber algumas coisas, tais como:

  • O que a sua empresa faz?

  • Quais as caraterísticas dos produtos/serviços?

  • O que diferencia a sua empresa das empresas concorrentes?

  • Qual o seu posicionamento?

  • Quais seus pontos fortes?

  • Onde você está e onde quer chegar?

Acompanhando as Ações do Plano

O sucesso não é fruto do acaso, exige muito trabalho e dedicação. Para Philip Kotler, o segredo das empresas bem sucedidas no mercado se deve ao fato de praticarem frequentemente a arte do planejamento estratégico.

Empresas que não têm o hábito de planejar suas ações dificilmente conseguirão avançar, melhorar seu desempenho ou mesmo sobreviver à acirrada concorrência.

Ter um documento com a descrição das ações necessárias para se atingir os objetivos definidos é fundamental para que sua empresa siga de forma eficiente rumo as metas, garantindo o sucesso da sua estratégia.

O seu plano precisa ser detalhado, passo a passo, e acompanhado sistematicamente. Com seus objetivos bem definidos, estabeleça como chegará lá:

  • Elabore um cronograma — além de descrever cada tarefa, é importante que os responsáveis por realizar as ações sejam bem informados;

  • Defina os prazos de entrega;

  • Monitore — ter um plano só faz sentido se as ações forem realizadas. Acompanhe sistematicamente o que está sendo executado e faça ajustes sempre que necessário;

  • Avalie o resultado das ações — verifique se os objetivos foram alcançados e se os resultados trouxeram de fato benefícios para a empresa.

Se você deseja que a sua empresa alcance um bom desempenho e atinja níveis mais altos, inicie logo o seu planejamento. O caminho para o sucesso não é fácil, comece a trilhá-lo agora!

Precisando de ajuda, entre em contato!

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